Advertisement

Main Ad

“Football Fitness” – Football Periodization

“ Because of Klopp’s intense training and playing style, it’s very likely the Liverpool players will struggle in the last months of this season. ” – Raymond Verheijen, Agosto de 2016 

“When the Liverpool dip was predicted last August the fans were laughing because Liverpool was winning. But are they still laughing now? Overall, Klopp is one of the best managers in the world. But he clearly has some flaws in his pre-season training methods. Raise your bar!” – Raymond Verheijen, Janeiro de 2017

Não queremos que aconteça às nossas equipas o que aconteceu ao Liverpool FC 2016-2017. Há que periodizar... Há que efectuar um planeamento cuidado das sessões de treino desde o primeiro dia.
Dentro da Periodização podem distinguir-se diferentes tipos de sessões de treino: treino táctico, treino técnico, treino físico, treino de recuperação...Mais importante do que isso, todas as categorias de treino acima mencionadas são desenvolvidas em exercícios de Futebol.
“Top Coaches” têm de tomar as decisões certas e gerir os tipos de sessões de treino de forma a aplicá-los na altura certa, evitando os perigos do sobre-treino e das lesões resultantes da acumulação de fadiga. Caso contrário, todos sabemos o que se segue, seremos todos Klopps!!! A qualidade dos treinos diminui, a qualidade do teu jogo diminui, os resultados passam a desfavoráveis e quando deres por ti...chamada do presidente...RUA!!
Dentro do fenómeno da Periodização vou abordar de uma forma mais detalhada a componente do treino que mais questões levanta a todos, a chamada Preparação Física, o Treino Físico.
“Raise your bar!” O Futebol é um jogo de acções. Para melhorar o desempenho no Futebol, altas exigências durante o treino têm de estar presentes em todas as acções. Consequentemente as características da preparação física no Futebol irão desenvolver-se para um nível superior como parte integrante do desempenho no Futebol.
O contexto é determinante! A preparação física no Futebol é bem mais complexa do que a preparação física para maratonistas e sprinters. Do ponto de vista da teoria da acção, as acções de um jogador de Futebol não são as mesmas das efectuadas por um sprinter, da mesma forma que um salto de um atleta de pista é diferente de um salto de um guarda-redes. A forma como um jogador corre ou salta tem de ser analisada e treinada em relação ao contexto no qual tem lugar, ao invés de se utilizar uma abordagem genérica e não contextual.


“Através do alongar das barreiras da comunicação (estilo de jogo, tácticas), tomada de decisão (visão de jogo) e execução técnica (técnica individual), uma equipa terá a capacidade de atacar, defender e efectuar transições de uma forma mais intensa e frequente durante 90 minutos (Preparação física específica do futebol - Football Fitness).”
Tradicionalmente, no Futebol, acredita-se que a preparação física é um dos pilares do desempenho, contudo, uma preparação física isolada, sem comunicação, tomada de decisão e técnica, não existe e não tem lugar no Futebol. 

 ?????

A preparação física no Futebol tem de começar a ser vista como a capacidade de executar o estilo de jogo com mais intensidade e frequência, contribuindo para que os jogadores tenham a capacidade de realizar melhores acções e mais acções por minuto, mantendo essas boas e muitas acções durante os 90 minutos. O que vai permitir aumentar a velocidade de execução das acções, jogar com menos espaço e tempo e ainda assim executar a mesma acção com qualidade.
Concluindo, em todos os treinos os jogadores desenvolvem a componente táctica, técnica e física dentro das acções que executam. O treinador tem o poder de dar especial atenção a uma dessas componentes manipulando os exercícios.

“ Insanidade: fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes “ – Albert Einstein


Referências: 

VERHEIJEN, Raymond. The original guide to Football Periodisation. Always play with tour strongest team. 1 ed. Amsterdam Netherlands: World Football Academy BV, 2014


Filipe Silva

Enviar um comentário

0 Comentários