Advertisement

Main Ad

Um Ganhar de Academia

Qual é o objectivo do jogo? Ganhar! Os jogadores de Futebol têm de querer ganhar! Ponto! Têm que se “esfalfar” em campo, preparando-se no jogo para as dificuldades da vida. Façam os vossos jogadores “esfalfarem-se”! (Ou estamos a formar "cicinhas" de saltos altos e unhas de verniz?)


São muitas as histórias, todos temos algumas, em que numa rua qualquer, com duas pedras, se fazia a baliza ou com uma pedra e uma árvore, num “campo” de brita, alcatrão, terra. “Gordo, vai à baliza!”, “Eu sou o melhor! Escolho o Afonso e o Amílcar e é contra o resto”. E com mais ou menos porrada, lá jogávamos, ganhávamos umas vezes, perdíamos outras tantas...e muitos se fizeram jogadores! Outros não chegaram lá, mas não foi por crescerem neste contexto “atribulado”, diriam muitos (eu diria “contexto da vida”), que não se tornaram grandes profissionais, pessoas e homens dignos. Grandes pessoas! 
Hoje em dia tudo mudou. É só catedráticos, mestres da Formação, “talent developers”...Digam-me um? Digam-me um que tenha formado melhores jogadores do que a “rua lá da esquina”? Digam-me um?


Essas “ruas lá da esquina” estão em vias de extinção, é um facto, temos de viver com isso, não há volta a dar. Agora podemos fazer do nosso campo de futebol a "rua lá da esquina", ensinar-lhes o jogo como a "rua lá da esquina" ensinou muitos. Jogando e querendo ganhar sempre!!!
Agora os tempos são outros, temos de nos adaptar, temos de evoluir e criar, a partir de um “ganhar de rua”, um “GANHAR DE ACADEMIA”.

Este “GANHAR DE ACADEMIA” tem de responder a várias perguntas:

- Para formar é preciso “ganhar” todos os jogos? Longe disso, agora reitero, é preciso querer “ganhar” todos os jogos... Nós queremos jogadores competitivos, que lutem pela vida.

- Quando estamos a perder e somos os donos da bola, acaba o jogo e vamos para casa? Não, é preciso saber “perder” e não é menos importante saber “ganhar”. Quer a derrota quer a vitória transmitem-lhes ensinamentos e traduzem-se em oportunidades de lhes ensinarmos algo.

- Ganhar é sempre “bom”? Perder é sempre “mau”? Respondo com a frase “Há vitórias que são derrotas e derrotas que são vitórias”. Há vitórias que não privilegiam o desenvolvimento do jogador e, por outro lado, há derrotas que transmitem mais ensinamentos do que muitas vitórias e proporcionam um maior impacto para o desenvolvimento individual do nosso jogador.

- Será que os fins justificam os meios? A resposta é um “Não” carregado. São esses meios, essas formas de alcançar a vitória no jogo que têm de ser adaptados, da rua para a Formação, de escalão para escalão.

- O treino ou o jogo têm de acabar à “pancada”? Vamos introduzir mais alguns valores ao Futebol de rua. Educar o jogador enquanto Homem, educar o jogador enquanto atleta, ensiná-lo a respeitar os valores da modalidade, a respeitar a competição leal, a focar-se no seu desenvolvimento individual enquanto jogador. Para além do “ganhar” no jogo que tem de estar lá presente, há objectivos individuais que, quando alcançados, traduzem-se em pequenas vitórias, as quais, em conjunto, constroem um futuro “ganhar” no Futebol.


Há que definir o “GANHAR DE ACADEMIA”. Dividir esse “ganhar” em vários patamares indissociáveis. O Patamar Humano: “Vamos formar grandes Homens!”. O Patamar Competitivo: “Vamos colocar muitos jogadores jovens, os nossos jogadores, no plantel principal!”. O Patamar Formativo “Vamos desenvolver o melhor possível as capacidades dos jogadores de forma a poderem expressar todo o seu potencial no futuro contexto competitivo!”


                                                                              Filipe Silva

Enviar um comentário

0 Comentários