Advertisement

Main Ad

Ser Treinador - Parte II


Levar a vida como um desafio é uma filosofia que está ao alcance de poucos, diria mesmo que está destinada apenas àqueles que pretendem conquistar o Mundo. Como em tudo na vida, inicialmente serão muitos a almejar o lugar de Treinador, mas poucos serão os que irão continuar anos e anos a fio em busca do sonho de uma vida. Uns porque passar por chuva, frio e vento não é o mais indicado para a sua saúde. Outros porque ficar longe da mulher e dos filhos, ou simplesmente não poder beber uns “canecos” com os amigos e mandar uns palpites sobre a “Champions”, irá relembrá-los que não é realmente para eles ter uma profissão tão dura.
E por fim, temos os que pensam fora da caixa! Temos os que levam a vida como um desafio e que nem todo o vento, frio ou chuva, desarmam aqueles que pretendem conquistar o Mundo! Nem a mulher nem os filhos, nem os canecos… Nada! Pois, como aquela bem badalada expressão “Um dia a minha mulher decidiu fazer-me escolher entre ELA e o FUTEBOL… Às vezes sinto falta dela”, a verdade é que nada os impede de procurarem a felicidade.
Há que realçar o papel daqueles que apesar de nunca chegarem ao topo, não desistem nem um segundo, pois o amor por este Desporto vai bastante além daquilo que é possível expressar. É que eles não sabem nem sonham a quantidade de horas que se gasta à volta do planeamento, dos pormenores para uma sessão de treino a roçar a perfeição.
Eles não sabem nem sonham o quanto é revigorante sentir que a sessão de treino correu dentro do esperado e que são essas pequenas vitórias que nos fazem continuar! No entanto, não imaginam que na realidade grande parte dos Treinadores é pago apenas para dar treinos e não por todas as horas passadas ao telemóvel a resolver problemas nem por todas as horas que se despendem no planeamento, pois no Futebol não há espaço para nem um tostão a mais.
Eles não sabem nem sonham que para se fazer face à exigência do Futebol actual, tem de se estudar muito mais do que aquilo que se aprende nos ditos cursos, tem de se saber mesmo que a sabedoria não ocupa lugar e que a todo o custo devemos procurar aprender cada vez mais e mais e mais. Contudo, observamos “Treinadores de Bancada” e “paineleiros” a discutir na Comunicação Social sem as habilitações necessárias para o fazer. E nós, que lutamos todos os dias por um futuro melhor, temos de os ouvir e de ver os demais a "emprenhar" pelos ouvidos, pois é essa a cultura que está instalada. Todos sabem de futebol, mas de nada sabem! 


A verdade é que eles não sabem nem sonham. A única ilusão que têm é a de verem os seus filhos serem o novo Messi ou o novo Ronaldo, ou, porventura, verem o seu clube preferido ser campeão seja em que condições o Treinador estiver enquadrado. A única certeza que têm é que é sempre possível fazer mais e melhor, como se de uma exigência demente se tratasse, pois o Treinador terá sempre de se superar! Independentemente de seres  Pep Guardiola e mudares o paradigma mundial, nunca é suficiente e esperam sempre o impossível de ti. 
Na realidade, muitos pensam que uma simples palmada nas costas ajuda a digerir uma ou mais derrotas em que claramente a tua equipa é bastante mais competente, mas num erro acaba por perder o jogo. Eles não sabem nem sonham o quão frustrante é ter um planeamento correcto e trabalhar horas a fio no campo, de modo a que tudo saia correctamente em apenas uma hora e meia de jogo (ou menos), e ver que graças a um erro de arbitragem o jogo se resolve e tudo fica perdido.
Eles pensam saber, mas não sabem nem sonham as horas de frustração e “azia” que ficam perdidas no tempo, depois de um jogo perdido dessa forma. A quantidade de pensamentos e ilações que passam pela cabeça do Treinador, numa tentativa de resolver logo um problema que só o tempo ajudará a resolver. Mas a verdade é que para o Treinador não há esse tempo….
Eles nem sabem nem sonham. Ser Treinador será sempre muito mais do que aquele tempo decisivo de jogo e toda a sua envolvência! Será sempre o papel de super-pai, educador, psicólogo, professor e um daqueles melhores amigos que diz o que o que o atleta não gosta de ouvir, tudo isto ao mesmo tempo. Será sempre o elemento controverso e o elemento mais susceptível à crítica, mas é tudo isto que o diferencia.
O que eles não sabem é que ser Treinador será sempre uma experiência realizadora e única. O que eles não sonham é que a vida é feita para quem gosta de desafios e o Treinador coloca-se perante desafios a todo o momento, na expectativa de retirar o melhor dos outros e só depois de si próprio. O seu sucesso será sempre o maior sucesso dos outros (os que importam). É diferente de qualquer outra profissão, não é?
Eles sabem lá…

                                                                       Ricardo Carvalho




Enviar um comentário

0 Comentários