Advertisement

Main Ad

Carta Aberta a Nuno Espírito Santo


       Acorda, deixa de ser aquele Treinador que diz “Eu não falo de arbitragens, mas hoje fomos prejudicados. Decide-te, homem, é isso que um Líder faz, agarra no leme com firmeza, bem ou mal, mas agarra!! 

        Estas foram as minhas palavras há uns meses atrás. O que é certo é que acordaste! Não sei se terá sido, ou não, do vento dos lenços brancos do Dragão. Deixaste para trás as tuas invenções e o barco que comandas já não mais apresenta o leme frouxo. Limpaste o convés de uma vez por todas, lançaste todo o refugo ao mar e foste à procura do marinheiro que esta tripulação necessitava. 
      Via um ou dois jogadores ditos “jogadores à Porto”, hoje já consigo ver uns quantos mais. Conseguiste incutir nesses jogadores o que é “ser Porto”. Agora é certo que ainda não vi uma “equipa à Porto”, e isso, Nuno, só quando ganharem, só quando forem campeões, porque não há “equipas à Porto” sem títulos! 
        Já não vejo mais a melhor defesa do campeonato, o melhor ataque do campeonato, mas sim uma equipa que mete medo! Uma equipa que faz tremer, diz-se por aí que nem o colinho lhes aconchega a alma! 
     Ouvi dizer que “Eles sábado tremeram”, Nuno, “eles sábado, depois do jogo, duvidaram”, “eles sábado sentiram o campeonato a fugir-lhes”, não gostaram da posição em que este Porto os colocou, diz-se que muitos rezaram sem crença por uma ajuda divina....
       E o que o teu Porto fez no Domingo? Altura em que tinham de mostrar supremacia? Vacilou! Equipa sem lucidez, sem capacidade para controlar as suas emoções e foi isso que traçou a sentença...por isso escorregaram... 
       Nuno!? Uma equipa nervosa? Um Treinador nervoso? Passar do banco para o terreno de jogo, para os teus jogadores, esse nervosismo? Esse não é o caminho do título! Esse descontrolo “só nos desvia de onde queremos estar”! 
      JÁ É PASSADO! Ou és daqueles Treinadores que perdem tempo a lamentar-se das bolas que foram ao ferro, das bolas que bateram no sovaco do Guarda-Redes e não entraram, ao invés de identificarem os seus erros, de reflectirem onde erraram, reflectirem onde a equipa errou...e depois encontrar soluções... “A sorte constrói-se”! 
       AGORA NO PRESENTE! A tua missão é reflectir e encontrar soluções para que este Porto não volte a repetir os mesmos erros, para que este Porto se levante. Será que consegues? Tantas vezes erraste e sempre na tua humildade cresceste, passaste a errar menos e a acertar mais, sinal de inteligência, sinal de evolução. 
      Vou dar-te uma das soluções, Nuno. As emoções podem ser as nossas melhoras amigas, permitem-nos entre outras coisas, tomar decisões. Agora, se não temos a capacidade de as controlar, de as gerir em nosso benefício, podem tornar-se as nossas maiores inimigas e expor as nossas fraquezas. 
     Só com um elevado controlo emocional podem ser campeões! E isso treina-se. Em vez de verem um Guarda-Redes que ocupa a baliza toda, passam a ver um porta-chaves e assim a bola tem muito por onde entrar. Da mesma forma que os que se dizem melhores do mundo se transformam, aos olhos da tua equipa, em meros porta-chaves...
      O que fazer agora? Quando as coisas não estão bem é muito fácil criticar este e aquele, apontar o dedo, todos temos soluções para tudo, nem todos dão a cara, mas isso é tema para outra conversa. Dizem que é nesses momentos que os líderes aparecem e não posso deixar de concordar.
      Mas também é quando as coisas estão bem que os líderes têm de mostrar a capacidade de fazer perdurar esses momentos! É nessa alturas, Nuno, que os devemos tirar da zona de conforto, que os devemos perturbar, para que atinjam o máximo potencial, para irem mais longe, chegar mais acima, para que se transcendam, Nuno! 
     Tantas vezes ouvimos “que o difícil não é chegar lá acima, mas sim mantermo-nos nesse patamar ou elevarmos esse patamar mais ainda!”…Essa é a tua função, Nuno! 
     Quanto mais forte és, mais capacidade tens para aguentar, mais capacidade tens para ir mais além! Não lhes coloques limites! “Raise their bar” uma e outra vez, Nuno!


COMPETÊNCIA, PAIXÃO, RIGOR e AMBIÇÃO!


Filipe Silva


Enviar um comentário

0 Comentários